A pesquisa de mercado tem se tornado o grande aliados de corretoras e incorporadoras com visão de marketing e vendas. Isso porque ela é uma das principais responsáveis pela efetividade na venda, já que analisa sob vários aspectos o loteamento.
Sua importância está intimamente ligada ao sucesso do empreendimento, uma vez ela determina o diferencial do lugar, suas particularidades e benefícios. E muito mais do que, mostra o potencial do loteamento para se tornar um lugar realmente desejável pelos clientes.
Mas você sabe como realizá-la e quais tópicos precisam ser considerados para uma pesquisa de mercado? Confira conosco neste artigo que preparamos para você.
Pesquisa de mercado começa pela intenção do que vender
Imaginemos que você possua um loteamento aprovado, com todos os documentos legalizados e pronto para vender. Contudo, você ainda não conhece a capacidade de transformar o loteamento em capital ativo. Ou seja, não entende quanto e como poderá ganhar com a venda do empreendimento.
Isso é comum e é a primeira função de uma coordenadora de vendas, após a legalidade do loteamento. Em síntese, chegou o momento de saber quais os tamanhos dos lotes, o tipo de construção e a infraestrutura que o local precisa ter. Mas para isso, há vários fatores que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, qual o público alvo daquele lugar, os tipos de serviços oferecidos ao seu redor, a distância do empreendimento até os principais pontos da cidade. Além disso, também há a finalidade dos lotes (residencial, comercial, institucional, etc.).
Parece muita coisa, não é? E realmente tudo precisa ser analisado para que as vendas sejam mais assertivas. Mas então, por onde começar a pesquisa de mercado?
Comece descobrindo o público-alvo e os serviços que serão oferecidos
O público-alvo é descoberto através da pesquisa de mercado, a partir de verificações do que o empreendimento, o bairro e a região podem oferecer. Um exemplo, se nas proximidades houver várias escolas, o público-alvo pode ser famílias com crianças. Ou mesmo se o acesso a pontos turísticos for facilitado, ele pode ser ampliado a quem tem interesse em viajar.
O empreendimento é afastado da cidade? Pode ser que o público alvo seja quem procura silêncio e descanso. É um chacreamento? Interessados em ter uma casa de campo podem ser clientes.
A definição deste público, aliás, é um dos 5 pilares para a construção de um marketing de sucesso na hora de vender o loteamento.
Sobre compreender os serviços prestados na região, é possível considerar que ele afetará diretamente os interessados no seu negócio. E neste momento, é essencial considerar quais atrativos serão externos ao loteamento e quais demandas podem ser inclusas na venda. Por exemplo, empreendimentos com playground, lagos, pistas de corrida, área gourmet ou piscinas tendem a agradar aqueles que buscam diversão.
A pesquisa de mercado indicará o projeto arquitetônico e urbanístico
Primeiramente, é necessário saber que uma boa ideia sem clientes será apenas isso: uma boa ideia. E por isso, tudo que um empreendimento se propõe a vender, precisa antes ser avaliado pela ótica da pesquisa de mercado.
No caso do projeto arquitetônico, não é diferente. Isso porque após a avaliação do tópico acima, é possível traçar propostas que “conversem” com o público alvo.
De modo geral, serão pensados as vias, a infraestrutura, o acesso, as comodidades oferecidas. É nesse momento que se pode humanizar o loteamento, oferecendo de maneira assertiva o que a pesquisa de mercado apurou.
Por sua vez, o estudo topográfico irá levantar as possibilidades para os sistemas de água, esgoto e terrenos.
Um ótimo exercício prático é analisar os dados para saber, por exemplo, se o seu público alvo tende a um esgotamento próprio ou irá exigir o esgotamento público. Parece simples imaginar isso, mas há casos em que uma decisão tomada sem conhecimento pode diminuir consideravelmente as chances de venda.
Marketing direcionado para o que você precisa
inalmente, com todas as questões anteriores resolvidas, a pesquisa de mercado irá guiar a equipe de marketing e vendas. Em outras palavras, será possível criar a comunicação online e offline a partir de demandas específicas. Nesse momento, será eficiente a aplicação do marketing de nicho, por já se saber tudo que será mais funcional para o empreendimento.
E agora que você já conhece a importância da pesquisa de mercado para o loteamento, você precisa conhecer a Lotenet.
Isso porque somos uma coordenadora de vendas com mais de 6 mil lotes vendidos. E nossa estrutura multidisciplinar permite acompanhar todas as etapas de um loteamento, da pesquisa de mercado à pós venda, com excelência.
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