Localizada a 35km de Belo Horizonte, Igarapé é uma cidade que integra o circuito verde Trilha dos Bandeirantes. Dessa forma, fica em uma região cercada de muito verde, montanhas e águas minerais. Além disso tem população de pouco mais de 35 mil habitantes, segundo Censo de 2010.
O nome da cidade significa “caminho da canoa”, em tupi-guarani e foi sugerido pela ex-primeira dama do Estado, Odete Valadares.
Dona Odete achou os córregos do município similares aos igarapés amazonenses, por isto a escolha do nome.
A cidade possui um índice de desenvolvimento (IDH) de 0,753, maior que a média do Brasil (0,699) e de Minas Gerais (0,731). Este índice demonstra um comparativo de riqueza, alfabetização, educação, expectativa de vida e natalidade.
Os primeiros habitantes de Igarapé foram os membros da Bandeira de Fernão Dias, e sua economia se modificou ao longo dos anos.
Economia e Turismo
Com área total de 110 km², o município de Igarapé localiza-se na região sudeste da Zona Metalúrgica e Campos das Vertentes.Primeiramente, foi elevada à cidade em 1963, a cidade teve participação no ciclo do ouro e posteriormente a agropecuária.
Nos dias atuais, Igarapé está aliada ao sistema viário de rodovia. Desta forma, está ligada ao principais centros industriais do país pela BR 381 – Rodovia Fernão Dias, beneficiando assim o seu crescimento.
A partir disso – e da instalação da fábrica da FIAT na região limítrofe de Igarapé, em Betim, o mercado de trabalho se ampliou na cidade.
Atualmente, a economia e Igarapé se baseia na produção de hortifrutigranjeiros, no comércio e transportes. A cidade também conta com a exploração de recursos hídricos para venda de água mineral, famosa no mundo inteiro.
O potencial turístico se destaca por causa das belezas naturais do município. Em outras palavras, ele conta com cachoeiras e trilhas ecológicas.
O Conjunto Paisagístico Pedra Grande é dos patrimônios naturais tombados do município, enquanto sua arquitetura se destaca no Estado.
Culinária e Festividades
Igarapé conta ainda com um rica e saborosa culinária local, hoje objeto do Festival Igarapé de Sabor. Por causa disso a cidade atrai mais de 10 mil visitantes todos os dias, todo mês de julho.
Com o típico aconchego mineiro, Igarapé tem a segunda maior pontuação do ICMS Cultural da Região Metropolitana. Isto quer dizer que a cidade tem ações efetivas para proteção de seu patrimônio cultural.
A cidade de Igarapé conta com uma boa infra-estrutura de serviços e lazer. Em outras palavras, com destaque para os hotéis fazenda e os centros de espiritualidade holística. Estes destinod turísticos estão ligados à saúde espiritual e ao bem estar. Vele a pena descobrir os encantos e sabores de Igarapé.
Que tal escolher seu lote em Igarapé
Com todo o charme do interior de Minas Gerais, Igarapé é uma excelente opção para escolher o seu lote. Aliada ao desenvolvimento e bem-estar, é a oportunidade que todos esperam para construir, seja para negócios ou para morar com a família.
Para saber mais as opções que a Lotenet oferece, clique aqui e acesse o Portal do Igarapé. Só nele você tem as melhores opções de lote.
Para mais informações, acesse nossos canais de comunicação, clicando em um dos ícones abaixo.
Consideramos que este é um momento passageiro porém que requer cuidados e informação.