No último Momento Lotenet, abordamos sobre a importância do Marketing de nicho para o setor de loteamento. Por se tratar de um segmento com regras específicas e alto valor agregado nas vendas, o Marketing de nicho se torna uma ferramenta importante para que corretores possam realizar vendas mais assertivas e ter clientes mais engajadas.
Ao optar por uma técnica que otimiza estratégias de atração e retenção de clientes, a conversão de vendas é mais efetiva. E agora que você já sabe tudo sobre o assunto, deixaremos 4 dicas de ouro para que você atue com o Marketing de nicho. E claro, alavanque de maneira concisa suas vendas! Vem conosco!
Dica 1: Verificar a rentabilidade do nicho
Todo o processo da experiência do cliente é essencial para a solidez de um negócio. Porém, não podemos perder de vista o motivo de fazê-la: os ganhos da corretora. De nada adianta um alto engajamento, satisfação, se financeiramente as suas vendas não forem positivas. Por isso, a primeira das dicas é justamente ser capaz de verificar as chances de rentabilidade a partir do nicho escolhido. Ou seja, conhecer o tamanho do mercado no qual você irá atuar. Para isso, há perguntas pertinentes que precisam ser feitas (e respondidas):
- Qual o potencial econômico do nicho e quantas empresas existem neste segmento?
- Quem são seus principais concorrentes?
- O nicho é sazonal ou tem mercado para um período maior?
Essas questões podem ser respondidas através de pesquisas de mercado, de rua e de análise criteriosa de informações.
Após respondê-las, você será capaz de compreender se faz sentido sua empresa atender esse mercado específico. Além disso, poderá também iniciar a prospecção de clientes para realizar, posteriormente, as primeiras abordagens comerciais.
Dica 2: Tornar-se referência para o seu segmento
Essa é uma das dicas mais importantes, contudo, a que requer mais tempo. Tornar-se referência em um segmento não é tarefa simples. Isso porque a autoridade sobre determinado assunto vai de encontro a buscar conteúdo e, principalmente, dominá-lo.
Primeiramente, você precisa conhecer quais são as referências neste segmento. Em outras palavras, conhecer intimamente o que sua concorrência faz e o que você deve fazer.
Por exemplo, se você é do segmento imobiliário é necessário saber quem são os experts nesse ramo. Quais os sites são referências no assunto? Existem cursos específicos?
Para isso, tenha sempre em mente que o processo é complexo, contudo você só será bom se for capaz de aprender o máximo possível sobre o assunto.
Dica 3: nunca ignore a produção de conteúdo
Se na dica anterior falamos sobre aprender, aqui falamos sobre apresentar o que aprendeu. Mesmo que pareça desnecessário (e não é), a gravação de vídeos, podcasts e artigos sobre loteamento, saiba que todo esse conteúdo amplia o seu conhecimento.
E publicar conteúdo relevantes para o seu público alvo irá educá-los e tranquilizá-los. Isso porque saberão que pode confiar em sua empresa, que vocês têm domínio sobre o que vendem. Aliás, conhecer esse público é um dos principais pilares de um lançamento de sucesso.
Para isso, pesquise sobre os comportamentos do seu público no universo online. E posteriormente, também entenda o tipo de conteúdo que ele consome.
O passo seguinte é disponibilizar conteúdo com relevância e frequência, a partir de um cronograma.
Por último, não se esqueça que seu conteúdo precisa “conversar” com o seu produto. De nada adianta falar em cumprimento de prazos se sua empresa atrasa as entregas.
Vendas soluções e divulgue as soluções propostas, alinhando vendas e marketing como um único processo.
Dica 4: Envolva-se com eventos do seu segmento
Seja como patrocinador, apoiador ou organizador, a frase “quem não é visto não é lembrado” faz todo sentido aqui. E é uma das dicas mais importantes.
É essencial a participação do corretor em eventos, workshops e treinamentos de potenciais clientes. A partir destas situações, ele poderá se aproximar do clientes e conhecê-los melhor.
Dessa forma, aumentará seu networking e a identificação dos verdadeiros problemas do seu público alvo.
E se você, corretora ou incorporadora, ainda tem dúvidas de como usar o Marketing de nicho a seu favor, entre em contato conosco.
A Lotenet possui uma equipe multidisciplinar e poderá transformar o seu loteamento em um sucesso de vendas. Para isso, é autoridade em coordenação de vendas, do planejamento até a pós venda.
Fale conosco e vamos juntos alavancar suas vendas.