Vendas em portais imobiliários tem suas especificidades e tendências. Isso porque é um setor em constante modificação e aliado às principais tecnologias. Para que as vendas sejam o ponto final de uma boa divulgação de marketing é necessário um envolvimento de toda a equipe no processo. Afinal, não adianta simplesmente a publicação ou mesmo o compartilhamento em redes sociais. Mas sim, acompanhar para que todas as publicações possuam adequação ao tema, assunto e relevância.
Se anteriormente abordamos sobre a como se tornar um supervendedor e como ter uma equipe infalível, neste artigo trataremos dos portais. De alguma forma, eles costumam ser a porta de entrada do clientes, e por isso, precisam estar corretamente posicionados.
Dessa forma, você estará apto a impulsionar a venda de seus lotes, terrenos ou imóveis com excelência. Vem conosco!
Erros são possíveis mas precisam ser reduzidos ao mínimo
Quando falamos de redução de erros, estamos cientes que eles podem acontecer. E por isso, é necessário uma atenção cuidadosa a cada etapa dos portais, para que eles possam ser sanados.
Muitas vezes, alguns passam despercebidos e acabam por possuir ligação direta com o famoso “piloto automático”.
Contudo, a médio e longo prazo, eles podem acabar inseridos na sua forma de divulgação e comprometer todo o trabalho pretendido. Logo, é melhor uma atenção redobrada para eliminá-los do que acabar por transformá-los em procedimentos.
Desse modo, a primeira coisa a se fazer é sair da zona de conforto e analisar detalhadamente seus processos. Só dessa forma você conseguirá diagnosticar deslizes que pode atrapalhar suas vendas em portais imobiliários.
Dito isso, veja aqui os cinco principais erros que reduzem drasticamente a venda de terrenos, lotes e imóveis.
1 – Erros em textos e imagens publicados
Chega a ser óbvio sinalizar este primeiro erro mas ele precisa ser feito. Isso porque a credibilidade de um negócio – principalmente quando se inicia virtualmente – está depositada aqui. Em geral, clientes de terrenos ou lotes são um público-alvo com maior escolaridade, conhecimento e informação. Em outras palavras, eles estarão atentos à forma como você se comunica – e claro! – como escreve.
Então é importante que haja cautela para um texto fluido, atraente e correto.
Caso seja necessário, acesse corretores automáticos e sempre revise o que for escrito.
Em relação às imagens, é importante ter em mente que elas precisam “conversar” com o texto, sem se sobrepor. Segundo dados, as pessoas são mais propensas a acompanhar um texto se houver uma imagem que o ilustre adequadamente.
É preciso ter cautela para que o texto flua de uma maneira natural, e que realmente atraia as pessoas que o leem.
Opte sempre por fotos ou imagens de boa qualidade, que divulguem o empreendimento em questão. Para isso, é essencial se colocar no lugar do cliente e perguntar: “eu compraria algo pelo que vejo aqui?”
Se sua resposta for não, você precisa urgentemente mudar o conteúdo do que escreve e publica. Lembre-se sempre que as vendas em portais imobiliários começam pela prospecção. Além disso, para um interessado se tornar um cliente, ele precisa “desejar” o que você vende. Desperte isso nele!
2 – Vendas em portais imobiliários exigem persuasão
Agora que já compreendemos a importância do texto e da foto, precisamos analisar o conteúdo. E isso pode ser feito com simples questões, como por exemplo: quais argumentos possuo para conquistar o meu cliente?
Não adianta impulsionar uma publicação, tê-la em vários portais se você não estiver sendo convincente. Além disso, esse é o momento de entender que convencer é diferente de conquistar, e sempre optar pela segunda opção.
Convencer pode soar como insistência, enquanto conquistar é relacionado ao encantamento. Por isso é essencial que você conheça sobre o seu negócio, anote quais são os diferenciais e exponha isso claramente.
Por exemplo: de que adianta dizer o tamanho do lote ou falar sobre ele ser o ideal se não souber dizer o que o cliente fará com aquilo? Também não adianta ter uma equipe preparada para esse relacionamento in loco com o cliente, se você não o conquistar antes. As vendas em portais imobiliários começam por esse encantamento.
Por isso, não se esqueça: ao invés de falar sobre o terreno ser plano, diga sobre como ele recebe o sol de manhã.
3 – Atendimento moroso ou informações incompletas
Ao procurar por um terreno ou lote, todo cliente quer se sentir livre para decidir. Mas após uma possível decisão, ele quer agilidade no contato. Caso você não esteja preparado para atender esta demanda, é provável que sua venda acabe aí.
Portanto, tenha cuidado como disponibiliza seus contatos, horário de funcionamento e tempo de retorno. Sempre que possível, deixe essas informações com acesso facilitado ao cliente em seu portal. Também não se esqueça de fornecer meios de comunicação diversos para ele, como whatsapp, e-mail, redes sociais e telefone.
Em tempos de pandemia, os que tiverem a equipe trabalhando em home office, vá além. Veja aqueles que são capazes de atender demandas mesmo em horários específicos e repasse-as.
Porém, nunca deixe de sinalizar ao cliente sobre essa excepcionalidade, para que possa decidir ou não pelo atendimento naquele momento. Além disso, ao especificar o horário de retorno, o cliente terá ciência que seu contato foi recebido.
Se ainda tem dúvidas sobre gestão da equipe à distância, assista nosso vídeo clicando aqui.
4 – Vendas em portais imobiliários sem localização exata
Muitos portais pecam nesse quesito por divulgarem informações vagas ou imprecisas. A localização, quando se trata de vendas em portais imobiliárias é peça chave. Isso porque quem decide se ela realmente é “privilegiada, próxima de comércios e com fácil acesso” é o cliente.
Pense da seguinte forma: você já considerou longe um passeio que seus amigos achavam que era próximo? Então, nesse caso é a mesma coisa.
Permita que seu cliente consiga acessar os mapas disponíveis na Internet e confira realmente sobre a localização do lote, terreno ou imóvel.
Outra coisa que pode ser feita é criar um mapa dentro do próprio portal. Dessa forma vai possibilitar que o cliente compreenda as distâncias propostas.
Se você diz que o lote, por exemplo, fica a dez minutos do centro, é importante que ele saiba qual cálculo fez. De carro? A pé? De transporte público?
Aproveite esta dica e forneça junto as possibilidades de transporte e facilidades de acesso até o local.
5 – Público alvo não definido para vendas em portais imobiliários
Ainda que qualquer empresa tenha interesse em vender para o maior número de pessoas, é preciso entender público alvo. E isso é primordial para que sua comunicação e vendas se tornem mais assertivas. Claro, sempre haverá exceções mas elas não podem conduzir seu planejamento.
Além disso, ao propor negociações em um portal, você possui valores e especificidades que irão atrair um público em comum. E é mais interessante se comunicar diretamente a ele, do que “falar para todos e não atrair ninguém”. Isso acontece, principalmente, quando não se estabelece a forma adequada de conversar.
Por exemplo: não é possível divulgar um pequeno lote distante da cidade da mesma forma que divulga um terreno em condomínio fechado de luxo.
Também não se esqueça de fazer uma boa gestão em sua carteira de loteamento. Falamos disso em um artigo anterior.
Lotenet: o portal completo para vendas e compra de terrenos/lotes
E agora que você já sabe um pouco mais sobre erros que diminuem as vendas em portais imobiliários, que tal conhecer o Portal Lotenet?
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