A sazonalidade do mercado imobiliário é um tema que costuma reaparecer sempre em momentos de dificuldade. Em outras palavras, as variações entre os períodos de compra e venda nem sempre são observadas, o que pode gerar prejuízo para empreendimentos mesmo consolidados. Mas quais são os períodos de maiores negociações no mercado? É possível prever crises e antecipar momentos de maior impacto? Leia nosso texto e tire todas as sua dúvidas.
Sazonalidade do mercado imobiliário exige planejamento
Primeiramente, é importante compreender que os meses de janeiro e julho correspondem à maior queda no mercado imobiliário. Segundo especialistas, isso se deve às férias escolares, que diminuem a procura por imóveis e coloca em evidências outras prioridades, como viagens e passeios familiares.
Por isso, neste período, é normal o mercado imobiliário responder com menos lançamentos de novas unidades. Além disso, há diminuição de cerca de 60% na comercialização de imóveis e lotes.
Porém, é importante considerar que este fator só tem maior impacto quando não há planejamento adequado. Isso acontece porque muitas corretoras e incorporadoras não levam em conta esta possibilidade.
Não importa o tipo de mercado, é comum que situações possam ser equivalentes ou comparativos. De maneira geral, as pessoas procuram moradia regularmente, o que coloca a sazonalidade quase como uma escolha. E sabe o porquê?
Moradias são buscas regulares mas apenas isso não garante negócios
É preciso entender que as pessoas precisam morar em algum lugar. E isso já elimina o fantasma da sazonalidade no mercado imobiliário. Contudo, conforme dito acima, em períodos de menor busca, é preciso estudar os motivos.
No cenário atual, com a crise do coronavírus e a expectativa do mercado após seu fim, a sazonalidade trouxe dois pontos distintos. Por exemplo, o receio da queda de renda e desemprego e também o medo de mudanças bruscas na economia.
Porém isso não tira a responsabilidade do vendedor, que precisa enxergar oportunidades onde alguns veem apenas os riscos. Trabalhando com esta hipótese , podemos compreender melhor o cenário.
A sazonalidade do mercado imobiliário tem fatores específicos
Em geral, os imóveis costumam ter maior procura em temporadas, seja do verão ou inverno. Da mesma forma que uma praia começa a receber mais visitantes no calor, a aquisição de um imóvel ou lote também reflete isso. É normal uma procura mais intensa conforme o clima, seja para curtir a temperatura ou fugir dela. Pense, por exemplo, em uma cidade de clima frio. Aqueles que preferem a estação, estarão mais propensos à compra na chegada do inverno.
Por esse motivo é importante que o vendedor conheça tudo o que pode oferecer ao cliente, gerando valor agregado ao empreendimento. Nessas horas, a existência de saunas, áreas verdes, piscinas, academias e outros, são diferenciais a se considerar. Isso porque ele leva o interesse do cliente a um contexto mais amplo, onde morar bem é muito mais do que apenas morar.
Mas como lidar com crises sazonais?
A atual situação de pandemia no país é um ótimo exemplo de sazonalidade. Ela não apenas fez com que as formas de interação entre empresa e cliente mudassem como exigiu novos comportamentos.
Por esse motivo, a pandemia obrigou que o planejamento seja constante, com análise profunda das balanços mensais e a elaboração de um quadro de ação.
Em um momento que as pessoas estão mais tempo na internet, o uso da tecnologia como aliada se tornou indispensável. Seja para interagir com seus clientes (como em lives) ou para fornecer a possibilidade de visitas online ou mesmo informações sobre o negócio.
Veja abaixo nosso vídeo sobre o cenário do mercado imobiliário pós-Covid
A importância do comportamento do consumidor
A sazonalidade do mercado imobiliário é fruto de questões mercadológicas. Mas é importante ir além desta visão simplista ao elaborar ações de planejamento. Por isso, o primeiro passo para driblar a sazonalidade é o conhecimento do seu cliente de forma mais ampla. Por exemplo, o motivo da aquisição de um imóvel. É relevante ter em mente que um cliente não compra um imóvel. Ele compra outra coisa, que geralmente está alinhado ao conforto para família, saída do aluguel, investimento a longo prazo, etc.
Nesse caso, é imprescindível os cuidados com sua carteira de loteamento.
Ao saber disso, o vendedor consegue estabelecer diretrizes que atendam diretamente o consumidor, uma vez que tais ideias são permanentes, com sazonalidade ou não.
Gestão imobiliária eficiente é na Lotenet
Por esses motivos, o sucesso de seu empreendimento dependerá diretamente de como você lida com o mercado. Por isso, você precisa escutar o seu cliente, e colocar seu potencial no que ele quer comprar. E não necessariamente no que você quer vender. Para isso, você precisa de uma equipe bem estruturada, de consultores que entendam a importância de ser um supervendedor – e principalmente – a relação de sua empresa com o tempo.
Plantas estratégias a longo e médio prazo são essenciais para o futuro do seu negócio. Para que a gestão imobiliária seja feita com eficiência, toda a equipe precisa estar alinhada e motivada.
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