A produtividade no setor imobiliário é uma desafio constante, ampliado agora em tempos de pandemia. Independente do ramo de atuação, conseguir manter uma equipe produtiva e motivada é um desafio das empresas. Além disso, é a partir desta produção que os bons resultados e a saúde financeira da empresa é garantida.
Em função disso, o mercado imobiliário está se reinventando, colocando riscos e oportunidades do setor em uma balança de resultados. Por isso, preparamos estas cinco dicas essenciais para ajudá-lo a aumentar sua produtividade, com constância e excelência. Confira!
1 – Reconhecimento e capacitação da equipe
Parece meio óbvio lembrar, mas o respeito e educação dentro de um ambiente de trabalho são chaves principais para o sucesso. A produtividade no mercado imobiliário está intimamente ligada à compreensão dos indivíduos que formam uma equipe. Por isso, é importante se colocar no lugar de cada um deles e reconhecer esforços. Uma dica essencial nesta hora é sobre os feedbacks. Em geral, os elogios devem ser feitos junto a outros funcionários. Isso porque estimula melhores resultados. E uma crítica, de forma individualizada e com proposta de superação.
Apoiar, valorizar e incentivar a equipe são mecanismos eficientes para criar uma cultura positiva e motivacional em seu negócio.
Além disso, é primordial fazer da capacitação uma busca diária no seu empreendimento. Muito pior que treinar um funcionário e vê-lo sair, é não treiná-lo e vê-lo ficar. Pense nisso!
Primeiramente, porque maior conhecimento é maior poder de argumentação – fator necessário para a venda de imóveis e lotes. E também, isso gera segurança ao funcionário, que passa a possuir melhores competências para executar sua função.
Quer saber mais sobre esse assunto? Leia nosso artigo sobre como ter uma equipe expert em vendas.
2 – Investir no ambiente de trabalho e localizar falhas
Um trabalho eficiente é fruto de fatores diversos, como por exemplo, um local adequado, equipado e confortável. Com o aumento do home office, a mesma estrutura dos escritórios precisam, a seu modo, serem adaptadas. Isso porque quanto mais próximo de uma situação profissional, maior é a chance das tarefas serem executadas com a mesma qualidade do serviço presencial. E isso pode criar um super vendedor para sua empresa.
Por isso, invista em equipamentos para a equipe, softwares de planejamentos e distribuição de responsabilidades. Quanto maior for a organização da empresa, mais efetivos serão seus resultados.
Ao se falar sobre aumento de produtividade, é necessário ter em mente onde pode haver falhas nos processos. Primeiramente, é preciso identificá-los. Depois, corrigi-los. Para isso, analise relatórios e procure desperdícios ou mau uso de investimentos financeiros.
Verifique todos seus gastos, desde as tarifas bancárias até mesmo as contas recorrentes do mês. Pequenas atitudes cotidianas podem gerar economias significativas ao longo de um ano.
3 – Interação com clientes para a produtividade no setor imobiliário
O mercado imobiliário é um segmento competitivo e moderno. Por isso, além dos fatores citados acima, é preciso ter cuidado com sua equipe ao interagir com o cliente. Isso porque o principal ponto de destaque em uma venda continua sendo a relação do vendedor com o comprador. Em outras palavras, o que irá distinguir sua empresa da concorrência é a forma como ela lida com as necessidades, problemas e urgências do cliente.
Para auxiliar sua equipe nesse processo, procure ferramentas que permitam esta interação de forma dinâmica e concisa. Por exemplo, os aplicativos online de chat, comunicação instantânea, chamadas de vídeo, dentre outros. E o mais importante: priorize com seus vendedores uma gestão responsável de sua carteira de clientes.
4 – Empresas precisam de estratégias sólidas e foco
O engajamento de uma equipe e de seus clientes não podem ser sorte ou coincidência. Por isso, uma empresa precisa ter estratégias bem definidas do que fazer, quando fazer e, principalmente, como fazer.
Primeiramente, é necessário elaborar um plano de ação onde se estabeleça metas, objetivos e meios de realização. Após isso, as tarefas precisam ser compartilhadas e a informação sobre a execução e seus prazos, compreendidas. Segundo pesquisas, funcionários engajados instigam novos processos e entregam resultados muito melhores.
Por isso, não se esqueça de envolver a equipe em seu planejamento. Assim, a produtividade no setor imobiliário não serão apenas números no segmento, e sim, uma mudança real no seu negócio.
Além disso, possuir foco é essencial para direcionar as ações ao que realmente se deseja atingir. Você precisa aumentar o número de vendas? Maior interação em redes sociais? Feedback dos clientes sobre as vendas realizadas? Não importa. Tenha foco e trabalhe a partir dele.
5 – Produtividade no setor imobiliário pede tecnologia
Adotar ferramentas tecnológicas para o seu negócio é muito mais que entrar no mercado digital. Elas podem otimizar seu tempo e produtividade.
Isso porque o uso de softwares de gestão e aplicativos online agilizam o processo de trabalho além de evitar desperdícios e ruídos na qualidade profissional.
Então, a dica é ficar atento às novas tendências e em sua adaptabilidade ao seu negócio. Por exemplo, a utilização de lives, comunicação direta com clientes ou mesmo podcasts imobiliários.
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