Três Pontas é um município localizado no sul de Minas, famoso por seu clima ameno e por sua produção de café. Aliás, a cidade é conhecida por ser uma das maiores produtoras mundiais do grão.
No município também se encontram dois distritos de grande alcance turístico. Em Pontalete, é possível curtir belezas naturais às margens da represa de Furnas. E no povoado do Quilombo Nossa Senhora do Rosário é possível conhecer um pouco da história de Minas Gerais em sua essência.
Mas estes não são apenas os únicos atrativos de Três Pontas. Em um momento em que o êxodo urbano vai ganhando adeptos, a cidade é um oásis no sul de Minas.
Acompanhe conosco este artigo e conheça as principais vantagens de viver na cidade do café. Vem conosco!
Circuito turístico e patrimonial no Sul de Minas Gerais
A primeira coisa que chama atenção no município de Três Pontas é sua natureza rural e bucólica. Isso porque dos 53 mil habitantes, mesmo com 80% vivendo em área urbana, a cidade encanta pela calmaria e segurança de seus moradores.
Dentre os destaques do local, estão os encantos turísticos, como por exemplo, a Serra de Três Pontas e os ribeirões das Araras e da Espera. Os dois rios são os principais cursos d’água que cortam o município, desaguando na Represa de Furnas.
Além do potencial turístico, Três Pontas se destaca por suas construções históricas, como a Igreja De Nossa Senhora d’Ajuda e a Escola Normal Coração de Jesus, ambas do final do Século 19.
Infraestrutura e alto IDH são diferenciais em Três Pontas
A zona urbana de Três Pontas, assim como boa parte das cidades do sul de Minas, possui excelente infraestrutura. Isso garante um Índice de Desenvolvimento Humano alto, avaliado em 0,731 e sendo o 81º dos 853 municípios mineiros.
Em outras palavras, a cidade tem saneamento, educação e saúde favoráveis para sua população.
Em pesquisa realizada com os três-pontanos em 2018, o índice de satisfação com serviços essenciais foi surpreendente. Isso porque 84% da população estava satisfeita com a cidade, dados confirmados pelos índices de cada segmento.
De acordo com o IBGE, em Três Pontas, 99% da zona urbana e 94% da rural possui saneamento básico. Isso significa rede de esgoto adequada e tratamento e distribuição de água eficiente. Além disso, a mesma pesquisa mostra que apenas 0,16% dos mais de 53 mil habitantes não possuía ligação de rede elétrica em suas residências.
Com asfalto em 98% da área urbana, o trânsito local é simples e eficiente. E a área rural possui mais de 300km de estradas vicinais, a maioria em ótimo estado de conservação.
A cidade possui ainda o aeroporto Leda Mello Resende, para pousos e decolagens de aeronaves até médio porte.
Saúde e educação em Três Pontas é referência em Minas Gerais
De acordo com o Datasus, Três Pontas possui 186 estabelecimentos de saúde, dentre eles um hospital, 5 policlínicas e 20 centros de especialidades médicas. No Hospital São Francisco de Assis, são 109 leitos, com média superior à exigida pelo OMS no país.
Na área da educação, o índice de alfabetização é de 97,8%, muito acima dos 81,2% do estado de Minas Gerais. O município possui 14 escolas municipais, 4 escolas estaduais e 4 particulares, abrangendo do ensino fundamental ao ensino médio.
Para o ensino superior, ainda conta com a FATEPS e Centro de Estudos Supletivos Doutor Potiguar Veiga. Enquanto o primeiro conta com os cursos de Administração, Direito e Pedagogia, o segundo funciona como centro de apoio para faculdades à distância.
Importante citar que o curso de direito da FATEPS teve 40% de aprovação na OAB na última prova, sendo o melhor índice do Sul de Minas.
Economia em ascendente curva garante geração de renda e emprego
Para concluir, grande parcela da renda e emprego da cidade é voltada para o cultivo de café. Contudo, a economia do município é mista, com a agricultura convivendo em harmonia com pequenas e médias indústrias. Isso porque 75% da produção é comercializadas através da cooperativa de cafeicultores locais, fazendo o lucro circular dentro da cidade.
Isso faz com que Três Pontas tenha a 66ª melhor receita proporcional a do estado Minas Gerais, com PIB per capita de 22 mil reais.
No Parque Industrial da cidade, há ainda empresas de pré-moldados, panificadoras, gráficas, alambique e fertilizantes.
Morar em Três Pontas é aliar segurança, qualidade de vida e lazer
Após conhecer os números e fatos que fazem de Três Pontas um lugar único no sul de Minas, você precisa conhecer o Pontal Ville. Desenvolvido com o conceito de um residencial fechado, o empreendimento promove a expansão do município através de um novo conceito de moradia. Isso porque fica apenas a 7 minutos do centro da cidade, na saída para o distrito de Pontalete, criando uma conexão privilegiada entre o turismo e a quietude de Três Pontas.
E isso significa uma oportunidade única para você morar com sua família ou mesmo rentabilizar seus investimentos.
Jorge Luiz Piedade, proprietário do posto Farmi – e um dos primeiros a adquirir um lote no Pontal Ville – reafirma a proposta do empreendimento. Segundo ele, é a região da cidade com maior tendência a crescer.
E quando falamos de crescimento, ele é apoiado em três pilares fundamentais: infraestrutura, segurança e área de lazer.
Na infraestrutura, o Pontal Ville contará com energia elétrica, asfalto, drenagem urbana, água e esgoto.
Na segurança, haverá controle de acesso com portarias distintas para moradores e visitantes. Além disso, o condomínio contará com fechamento perimetral, circuito de TV e portaria 24 horas.
No lazer, haverá quadra poliesportiva, clube, piscina com deck, prainha, espaço kids e gourmet.
Clique em um dos ícones abaixo e entre em contato conosco! Não perca a chance de morar em um lugar único!