Marketing de nicho, de forma geral, envolve todas as técnicas que podem ser aplicadas para otimizar estratégias de atração e retenção de clientes. Ou seja, são todas as ferramentas e ações utilizadas para alcançar, de forma assertiva, o seu público-alvo.
Porém, ainda que pareça simples essa definição, há muitas organizações e empresas que não se deram conta de sua importância. Isso significa que podem ter um grande alcance, sem engajamento. Ou ainda ter um grande engajamento, que não resulte em conversão de vendas.
O diretor da Lotenet Deni Lamb, abordou no Instagram há dias atrás sobre a assertividade do Marketing. Nesse artigo, iremos ampliar a abordagem, de modo a explicar os processos de segmentação e objetividade do seu negócio. Confira conosco!
Marketing de nicho tem suas especificidades de acordo com cada empresa
Primeiramente, é importante compreender que nenhum marketing será potencialmente igual para todo tipo de empresa. Não apenas porque elas possuem segmentos distintos, mas porque seus clientes acompanham essas diferenças. Por isso – e principalmente pela popularização do digital – é preciso entender o caminho antes de iniciar a jornada.
Em geral, o marketing de nicho irá realizar um filtro eficaz nos possíveis interessados em seu produto ou serviço. A partir disso, é possível que se fuja da generalização e direcione esforços a um público menor, porém mais promissor.
Especificamente no caso de loteamentos, é preciso um estudo minucioso do mercado, da região e do cliente. De nada adianta, por exemplo, possui uma equipe de supervendedores, alinhada e dinâmica, se o cliente não pretende comprar.
Por outro lado, os corretores precisam conhecer os desafios e oportunidades de cada lançamento, antes de tornar o produto pronto para a venda.
E nesse momento, entra em campo o marketing de nicho.
Benefícios para empresas
A ideia do marketing de nicho não é nova e surge por volta de 1902, com Philip Kotler. Naquela época, foi criada uma estratégia específica de uma empresa de alimentos norte-americana para um seleto grupo de clientes. No caso, donas de casa e leitoras de revistas femininas.
Os resultados, por sua vez, mostraram características comuns a um nicho de mercado atraente, que foram:
- Necessidades específicas conforme o cliente;
- concorrências com produtos similares;
- aumento na receita quando havia especialização no atendimento;
- alinhamento de custo e benefício por parte dos clientes.
- e por último, maiores potenciais de crescimento e lucratividade.
Em outras palavras, um estudo com mais de um século apontou a mesma prática funcional dos dias de hoje. Segundo ele, ao direcionar estratégias a um grupo menor, é mais fácil atingir as expectativas e satisfação deste cliente.
A partir disso, tem-se maior alcance, valor de marco e, claro retenção.
Mas como aplicar o Marketing de nicho?
Pense o seguinte: você formou um verdadeiro exército de vendas, entende que tem um produto excelente em mãos. Qual a melhor situação para divulgar e expandir o interesse dos seus clientes?
O primeiro passo é considerar os fatores comportamentais e físicos de seus clientes. Isso porque suas preferências variam conforme crenças, habilidades ou padrões.
Pode-se afirmar que existem uma infinidade de perfis que precisam ser analisados. Contudo, ao priorizar os que mais se adequam ao seu potencial cliente, você aponta para um caminho com melhor resultado.
Sendo assim, listamos abaixo as 3 principais ações que você deve aplicar para haver um Marketing de nicho eficaz em sua empresa:
#1 Definir o público de forma específica
Primeiramente, você precisa definir uma diretriz. E ela começa com reconhecer padrões, observar comportamentos e dialogar com possíveis consumidores. Dessa forma, você terá o primeiro filtro para começar a criar sua campanha e seu marketing.
#2 Análise de oportunidades
Após essa primeira seleção, é o momento de entender como seu produto ou serviço supre as expectativas do cliente. E para isso, não basta apenas ser um excelente produto. Ele precisa se apresentar a partir de seus diferenciais. A pergunta a se fazer é: meu cliente será capaz de ficar satisfeito a ponto de se tornar um multiplicador?
#3 Clareza na comunicação
Por último, é preciso elaborar uma campanha que se comunique com o público selecionado. Ou seja, o Marketing de nicho estará em sua execução quando você fala e seu público ouve. Por exemplo, quando prioriza uma comunicação mais “poética” para tratar de loteamentos em que as pessoas buscam isso. Ou ainda, quando usa uma persona feminina, ao descobrir que a maior parte do seu público alvo são mulheres.
Marketing de nicho é sobre o quanto você conhece seus possíveis clientes
O intuito principal do Marketing de nicho é tornar sua empresa referência no segmento que atua. Por isso, é preciso gerar impactos memoráveis em todos seus canais de venda.
O sucesso do seu lançamento irá depender de como você estrutura esse marketing, seja a partir de conteúdos relevantes, ou mesmo da otimização em chegar até seu cliente pelos canais que ele utiliza.
Mas se você ainda acha que não é capaz de colocar sozinho todos estes tópicos em ação, nós temos a solução.
Isso porque a Lotenet, como coordenadora de vendas, é capaz de estruturar toda a gestão do seu negócio. E mais do que isso, atuamos com uma gestão otimizada de marketing, escolha criteriosa do time de vendas, estrutura bem definida de back office e inteligência de mercado.
Tudo isso para garantir o melhor Marketing de nicho para sua empresa e potencializar os clientes para uma jornada de compra bem sucedida.
Se você quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa, entre em contato conosco.