A concorrência no mercado de imóveis, seja residenciais ou comerciais, tem se tornado cada vez maior. Não apenas porque as pessoas estão entendendo este segmento como uma excelente opção de investimento, mas porque o mercado aqueceu de maneira substancial. Os desafios do corretor 4.0 se tornaram mais complexos, e dentre eles, atrair a atenção de seu público alvo é primordial.
Em comparação com a venda de imóveis, a comercialização de terrenos tendem a ser mais rápidas. Contudo, isso não elimina todo o planejamento e articulação que envolve o procedimento de venda.
Nesse artigo, preparamos 5 dicas infalíveis para você, corretor, tornar suas vendas de lotes mais efetivas. Confira conosco!
1 – Vendas mais efetivas se iniciam com conhecimento do serviço ou produto
Antes de mais nada, é preciso saber a vocação do terreno e os tipos de construção que se tem na região. Para isso, é preciso avaliar o público alvo e compreender se o entorno do loteamento irá atendê-lo e quais medidas precisam ser tomadas.
Para que essa dica possa ser cumprida, o loteador precisa se informar sobre o Plano Diretor e o zoneamento do local. Ou seja, quanto mais informações você possuir sobre a região do loteamento, mais completo será o serviço prestado. Dessa forma, sua equipe terá mais argumentações na hora de negociar.
2 – Entenda a situação legal do terreno
A legalidade do loteamento é essencial para o início do planejamento de vendas. Em outras palavras, todo o trâmite jurídico precisa ter sido concluído para que se possa elaborar o estudo da área, o retorno financeiro proposto e o marketing.
Entender a legalidade não é apenas deixar o loteamento pronto para a venda. É conseguir apontar as especificidades locais, como área de preservação, acessos e proximidades.
Isso porque ao compreender tudo o que envolve o loteamento, todo o serviço posterior será facilitado.
3 – Vendas mais efetivas são visualmente atrativas e descritivas
É importante ter em mente que, diferente de áreas construídas, loteamentos podem não ser visualmente interessantes. Por isso, requer uma atenção ainda maior ao ser divulgado. Seja pelos meios tradicionais (placas, jornais, folders) ou pelo digital, é importante considerar as tendências do mercado imobiliário.
Isso significa ser criativo, ousado e, principalmente, encantador. Aqui, fotos simples costumam não funcionar. Coloque-se no lugar do potencial cliente e pense: você compraria um lote que, na imagem, soe como qualquer área em qualquer lugar?
Por isso, é preciso utilizar ferramentas como o Google Earth e Maps, que podem destacar melhor a localização. Além disso, softwares de design devem ser escolhidos de maneira que se possa entender como ficará o empreendimento pronto. A partir da pesquisa de mercado realizada anteriormente, a parte visual precisa conversar com essa proposta.
4 – Use comparativos na forma de descrever o produto
Informar dimensões pode não ser suficiente para convencer um possível interessado em um loteamento. Isso porque nem sempre é possível compreender tamanhos, sem uma comparação detalhada.
Você já deve ter visto, por exemplo, anúncio de casas vazias, onde as fotos dos cômodos não dizem muita coisa sobre seu tamanho. Com lotes, é da mesma forma.
O potencial cliente precisa entender o que pretende comprar, sabendo o tamanho real do terreno.
Uma dica é, juntamente com a metragem dos lotes, exemplificar o que pode ser construído ali. O que cabe em um lote de 200m²? Que tamanho teria uma casa de 90m²? Pense nisso a hora de informar.
5 – Aposte em uma divulgação segmentada e constante
Quando seus anúncios estiverem prontos e o planejamento realizado, é hora da divulgação. E o importante é saber que não adianta atingir o maior número de pessoas ou ainda um bom engajamento virtual. É preciso que essa divulgação seja assertiva e converta em vendas reais.
Para isso, apostar no marketing de nicho é a melhor opção. Falamos de sua importância em um dos nossos Momentos Lotenet.
A equipe de marketing responsável pela divulgação precisa considerar quais os canais mais apropriados, os valores para impulsionar e também a comunicação offline.
E agora que você já anotou nossas 5 dicas, convidamos você a conhecer a Lotenet. Como coordenadora de vendas, nós temos o planejamento ideal e completo para o seu lançamento. Da análise jurídica do loteamento até a pós venda.
Entre em contato conosco e torne o seu loteamento um sucesso de vendas.