Uma coordenadora de vendas confiável, inspiradora e que saiba identificar suas potencialidades é o melhor caminho para ampliar suas vendas. Isso porque o mercado imobiliário tem se mostrado cada vez mais dinâmico e inovador, exigindo habilidades e tempo que, nem sempre, as corretoras e incorporadoras possuem.
Mas realizar essa coordenação vai muito mais do que acompanhar os processos. Em outras palavras, é necessário que se monte uma equipe bem treinada, se faça um planejamento estratégico e compreenda cada etapa da comercialização do loteamento.
Pensando nisso, trouxemos nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre uma coordenadora de vendas. Confira conosco!
Para coordenar vendas é necessário entendê-las profundamente
Uma coordenadora de vendas efetiva, irá, primeiramente, realizar uma análise detalhada do seu possível empreendimento. Isso significa conhecer suas particularidades, pontos fotos a se focar e pontos fracos a se corrigir, muito antes do início do lançamento. Se antes abordamos as principais dicas para tornar sua venda de lotes infalíveis, agora iremos falar sobre mais uma: contrate uma coordenadora de vendas.
Boa parte do cumprimento dos objetivos de uma empresa está relacionada à venda propriamente dita, porém, para alcançá-la, é necessário um investimento sólido e conciso nas etapas que se relacionam durante o processo. E aí entra a coordenação de vendas.
De modo geral, um lançamento envolve um estudo minucioso do terreno, a aplicação do Marketing de nicho, a descoberta do público-alvo, um equipe bem treinada e claro, um produto atrativamente adequado.
E dificilmente uma empresa dará conta de todos esses detalhes sem a ajuda de uma coordenadora de vendas. Além disso, é preciso aliar o melhor de dois mundos na comercialização, que é vender com constância e conseguir fidelizar o cliente.
Mas como isso deve ser realizado?
Compreensão de persona e habilidades analíticas
Alguma habilidades são essenciais para que uma coordenadora de vendas impacte positivamente o seu empreendimento. Dentre elas, é importante destacar o início de um loteamento a partir da compreensão de personas e habilidades analíticas.
Primeiramente, é necessário um departamento de marketing que perceba, através de estudos, as reações e motivações de cada possível cliente. Ou seja, será realizado um extenso estudo de caso e mercado, elencando as expectativas, valores, modo de comunicação e dores do cliente em relação à aquisição.
A partir disso, a coordenadora de vendas irá analisar os dados e convertê-los em insights estratégicos, de forma a aprimorar as ações da equipe.
Por exemplo, se o empreendimento está em um lugar longe de grandes centros comerciais, será possível criar um loteamento híbrido para atender a demanda?
Além disso, a partir dessa análise, é possível conhecer indicadores chaves para melhorar a comunicação e ser mais efetivo nas vendas.
Planejamento e organização em uma coordenadora de vendas
Esse é um dos pontos primordiais ao se decidir por uma coordenadora de vendas pro seu negócio. Isso porque, após criar e analisar dados, é necessário que o planejamento utilize as ferramentas apuradas para se comunicar nos ambientes online e offline.
Pense da seguinte forma: seja um outdoor, um vídeo promocional ou mesmo um flyer, quando bem estruturado, existe uma coordenadora de vendas por detrás deles.
Contudo, só é possível o planejamento e organização a partir de vários fatores, como: estabelecer (e cumprir) prazos para cada etapa, criar cronograma de lançamento, vendas, obras.
E sim, sabemos se tratar de muita coisa, o que reforça ainda mais a importância de uma empresa que faça o gerenciamento completo do lançamento.
Tecnologia adequada ao segmento
Por último, é preciso considerar quais ferramentas tecnológicas precisarão ser utilizadas durante o processo de vendas. Em tempos de pandemia, por exemplo, há clientes que optaram pela visita virtual ou ainda, de modo online diretamente com o consultor.
Mas esta é apenas uma das opções, visto que o mercado pode usufruir de técnicas de marketing, ferramentas digitais e outras tecnologias que tornem o processo mais efetivo.
Segundo a Forbes, os atuais vendedores gastam menos de 36% do tempo efetivamente vendendo. Em outras palavras, a maior parte do tempo se ocupa com preparação de propostas, envio de e-mails e mensagens, relatórios, etc. E estes processos, quando otimizados, geram excelentes resultados.
Alguns exemplos de ferramentas que as coordenadoras de vendas oferecem são: LRM para gestão de leads, CRM para gerir clientes, automação de e-mail marketing.
Lotenet: a sua coordenadora de vendas completa
Agora que você, corretora e incorporadora, já conhece as vantagens da contratação de uma coordenadora de vendas, você precisa conhecer a Lotenet.
Nascido como um portal de vendas de lotes, a Lotenet se especializou em coordenação ampla de vendas, e oferece do lançamento de um empreendimento ao back office e pós venda, serviços que irão transformar seu negócio com planejamento e processos eficazes.
Isso tudo de forma a garantir o sucesso do seu loteamento.
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