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Planejamento estratégico de uma corretora e sua importância

O planejamento estratégico de uma corretora se faz importante, principalmente, ao início de um novo ano. Isso porque é comum que muitos gestores e empreendedores da área acabem por administrar seus próprios negócios, contudo, é comum que não haja um cronograma de ações e medidas para que a empresa cresça de maneira sólida e produtiva.

Dessa forma, ao criar estratégias que gerem mais valor para os negócios de forma contínua, é notável que empresas se destaquem na área. 

Mas você sabe o que é planejamento estratégico? Quais fatores precisam ser considerados? Descubra tudo no artigo desta semana.

Planejamento estratégico para corretoras ou incorporadoras: o que é?

Todo planejamento surge da necessidade de antecipar ações. Ou seja, é o ato de raciocinar, analisar e criar pontos que deem base a uma estrutura sólida. E claro, que antecipe os possíveis problemas ou dificuldades do negócio.

A pandemia de COVID-19 é um excelente exemplo disso, pois chegou em um cenário de expectativas, e obrigou a mudança de prioridades em muitos negócios.

Sim, nós sabemos que não era possível prever uma situação tão abrangente, mas empresas com planejamento estratégico conseguiram, por exemplo, minimizar os impactos.

O termo estratégico aponta para: inteligência, assertividade e coerência, dentre outros. E a partir destes dois conceitos, é possível atuar com alta performance perante o mercado.

Da mesma forma que uma pesquisa de mercado potencializa a empresa para realizar vendas mais efetivas, o planejamento estratégico permite criar metas e direcionamentos viáveis.

Em comparação, é o equivalente a montar um mapa antes de seguir viagem. Em outras palavras, escolher onde parar, onde dormir, onde visitar. Isso acaba gerando menos imprevistos, menos custos e maior aproveitamento do passeio.

Mas como fazer um plano estratégico para o segmento imobiliário?

O importante é pensar nas seguintes ações ao estabelecer um planejamento estratégico. São elas:

1 – Identificar os recursos disponíveis, desde os recorrentes até as reservas.

2 – Reconheça as possibilidades de ação dentro do mercado, considerando as mudanças abruptas. Por exemplo, após a pandemia, o mercado virtual cresceu de maneira exponencial.

3 – Antecipe tendências. E para isso, você precisa de um estudo detalhado do mercado e da concorrência. Aqueles que aplicam ideias antes, costumam ser pioneiros.

De maneira geral, o sucesso no ramo imobiliário está ligado à adaptabilidade nas formas de interação com o cliente. O mercado em si sofre menos impactos que outros, mas exige constante informação.

7 pontos essenciais para o sucesso de um planejamento

Balanço anual: fazer uma retrospectiva do ano anterior não serve apenas para equilibrar as contas. É importante para que se avalie erros, acertos e se faça um comparativo entre expectativa e realidade.

Plano de metas: Para que uma empresa cresça de forma sólida, é preciso planejar e executar a partir de números possíveis, porém, desafiadores.

Gestão financeira e pessoal: Planejar, analisar e controlar o fluxo financeiro de uma empresa é determinante. A partir disso, sabe-se onde e como a receita é aplicada e qual seu retorno. Por sua vez, a gestão pessoal irá manter a equipe alinhada e treinada quanto ao objetivo pretendido.

Gestão comercial: é a área propulsora do funcionamento de uma corretora ou incorporadora. Fazer o acompanhamento do plano de vendas é garantir a saúde do empreendimento.

Tecnologia: investir em tecnologia é investir em processamento de dados, facilidade de interação com o cliente e organização de dados e processos.

Fidelização da carteira dos clientes: Em qualquer ramo, fidelizar é garantir o retorno do cliente para nova compra. No segmento imobiliário, além disso, é também incentivar a indicação a amigos e parentes, aumentando a rede de contatos.

Estratégias de Marketing: uma empresa sem visibilidade pode morrer com uma ótima ideia.  Por isso, se faz necessário um conteúdo relevante e uma equipe alinhada com a proposta da empresa.

Como a Lotenet pode te auxiliar em um planejamento estratégico?

Agora que você, corretora e incorporadora, já conhece as vantagens de um planejamento estratégico, você precisa conhecer a Lotenet.

Nascido como um portal de vendas de lotes, a Lotenet se especializou em coordenação ampla de vendas, e oferece do lançamento de um empreendimento ao back office e pós venda, serviços que irão transformar seu negócio com planejamento e processos eficazes.

Isso tudo de forma a garantir o sucesso do seu loteamento.

O planejamento estratégico faz parte do DNA da Lotenet, que realiza a coordenação de suas vendas de forma dinâmica, assertiva e com qualidade.

Entre em contato com a Lotenet, alavanque suas vendas e fidelize seus clientes!

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