O Copywriting Imobiliário é uma ferramenta que, apesar de antiga, tem ganhado maior importância nos últimos anos. Isso porque, devido ao cenário de crise causado pela pandemia e a necessidade de inovação no mercado imobiliário, várias empresas do segmento começaram a apostar nas possibilidades do universo virtual.
Porém, no meio de tanta tecnologia, às vezes pode ser difícil focar no que realmente vai encantar e se destacar aos olhos do cliente.
E como a comunicação online precisa se diferenciar da concorrência, surge a dúvida de como realizar a experiência do cliente de forma assertiva.
Por isso, preparamos esse artigo para te explicar o que é copywriting e como ele deve ser usado no mercado imobiliário. Vem conosco e boa leitura!
Mas afinal, o que é copywriting?
Copywriting é, em resumo, a técnica para escrever que pretende usar da persuasão. Ou seja, através dele, serão pensados os métodos de escrita estratégicos para garantir tanto um bom atendimento quanto maior conhecimento do cliente sobre o conteúdo e a compra.
Em outras palavras, o copywriting imobiliário é quando a comunicação é voltada para estimular o cliente a ler, nortear suas decisões e ir em direção dos seus desejos. Muito mais do que um texto em um panfleto, outdoor, redes sociais ou blog, o copywriting é o recurso escrito que vai acompanhar todas as peças para que elas sejam agradáveis, verdadeiras e vendáveis. Sim, o copywriting tem a finalidade de tornar a venda mais objetiva e simples.
Por esse motivo, é importante considerar que não basta uma agência de Marketing ter boas soluções em imagens, fotos e vídeos, se o texto que acompanha sua produção não conversa com tudo isso.
O copywriting, por exemplo, é capaz de solucionar esses problemas, já que ele irá, de acordo com o meio de comunicação, intermediar a empresa e o produto, com o consumidor.
Características de um bom copywriting imobiliário
Primeiramente, é importante compreender que um bom copy sabe diferenciar os diferentes canais de se comunicar de forma funcional em cada um deles. Ou seja, não adianta o texto ser persuasivo se ele não conversa com o público-alvo daquele canal. E para isso, é preciso uma análise minuciosa, feita através da pesquisa de mercado.
Após isso, podemos elencar as principais características de um copywriting imobiliário em cada meio de comunicação.
Copy nos canais offline
Os canais offlines são todos aqueles que não estão no mundo virtual. Ou seja, podem ser outdoors, panfletos, cartões, spots de rádio ou carros de som. De modo geral, esses meios de comunicação não são mensurados seus resultados, mas podem ser avaliados com uma simples pesquisa de como o cliente soube do seu empreendimento.
No caso de outdoors, panfletos e cartões, o copywriting imobiliário começa por elencar a importância do conceito do empreendimento. Após isso, ele irá estabelecer a ordem do que será dito, como será dito e quais informações precisam ter destaque no material.
Pense da seguinte forma: imagine que você optou por dar destaque ao preço em um empreendimento com muitos serviços. O cliente pode bater o olho nesse valor e achar caro, mesmo antes de ter visto o que você oferece. Ou no caso contrário: você não deu destaque ao preço, quando é o que seu público-alvo quer saber primeiro, mesmo sem saber dos benefícios. Estes são dois casos que o copywriting imobiliário pode decidir, a partir do planejamento e das estratégias adotadas pela coordenadora de vendas.
No caso de spots de rádio e carros do som, funciona da mesma forma. Onde será veiculado? Qual o tempo médio de cada canal? O texto a ser lido pode ser denso ou precisa ser rápido e funcional? O copywriting vai decidir isso juntamente à equipe de Marketing.
Copy nos canais online
Quando o assunto é o universo online, a importância do copywriting imobiliário se torna ainda mais importante. Isso porque é a partir dele que o Google irá analisar seu algoritmo e decidir se aquele assunto merece estar ranqueado na primeira página. Em outras palavras, com um copywriting bem feito, você gastará menos com anúncios pagos e será mais visto em redes sociais e em seu site.
O copywriting, neste caso, irá elaborar palavras-chaves, hashtags e analisar qual a melhor forma de toda a sua comunicação estar na busca orgânica do Google, Facebook, Instagram, dentre outros.
Para isso, usará de técnicas que estimulem a imaginação do leitor, resolva suas dores e incentive a curiosidade sobre o seu empreendimento.
Após isso, basta ter uma equipe alinhada para dar continuidade às vendas.
3 Vantagens de um bom copywriting imobiliário
Um copywriting imobiliário pode representar a diferença que faltava entre você e a concorrência. E seus benefícios estarão sempre além de um texto bem redigido. Os principais benefícios de utilizar esse recurso são:
- Aumento na captura de leads, ou seja, eles podem ser utilizados para prospectar clientes, seja por e-mail, inbox em redes sociais ou chamadas para ação no site;
- Personalização dos seus serviços ao criar uma voz para sua empresa que consiga dialogar com o seu cliente;
- Guiar seu público por entre as vias do processo de compra com autoridade, transformando sua empresa em expert no seu setor.
Mas como obter um copywriting para sua empresa?
Agora que você sabe mais sobre o copywriting imobiliário e o que ele pode fazer por sua incorporadora ou corretora, você precisa conhecer a Lotenet.
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