O constante avanço tecnológico tem proporcionado novos hábitos de consumo dos clientes imobiliários, e para o corretor, o desafio é o mesmo. Afinal, um aspecto marcante da nova era da informação é justamente o uso das ferramentas online para intermediar relações.
Porém, a pandemia do novo coronavírus acelerou um processo que vinha sendo implantado de forma gradativa, e hoje, se tornou fator obrigatório para a sobrevivência das empresas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, 88% das pessoas recorrem à internet na hora de comprar um imóvel. Ou seja: o maior buscador online do mundo apurou o que os clientes já se adequaram à essa realidade. Mas e a sua empresa, está pronta para o cliente 4.0?
A tendência aponta para a procura de lotes cerca de um ano antes do fechamento da venda. Isso quer dizer que paciência é uma virtude essencial para criar um ambiente favorável para os negócios.
Contudo, essa informação vem anexada a outros contextos que precisam ser levados em conta.
Nesse artigo vamos explicar como é possível inovar seu atendimento, e mesmo em tempos de pandemia, aumentar seu volume em vendas. Confira conosco!
As buscas relacionadas dizem bastante sobre o seu cliente
As buscas relacionadas são assuntos que interessam ao seu cliente, e podem complementar a criação do perfil deles sobre o seu negócio. A mesma pesquisa, por exemplo, mostra que pessoas que buscam por imóveis no Google tem 4 vezes mais propensão de procurar por “cuidado infantil” ou ainda “planejamento anual”.
Conforme abordado na live de segunda-feira (27), a pandemia mudou permanentemente a forma de vender e se relacionar com o cliente. Contudo, a sua empresa sabe quais ferramentas utilizar para se adaptar à essa nova realidade? Além disso, você conhece o real impacto dessa mudança no segmento imobiliário?
Todo corretor deve apurar e analisar dados sobre o cliente
Primeiramente, é preciso saber analisar esse dados, usando do seu segmento para descobrir onde estão os desejos e vontades do seu cliente. Ao procurar por “cuidado infantil” e “lotes”, pode-se perceber que esses potenciais clientes têm família e querem garantir lazer e conforto às crianças. Ainda na perspectiva do “planejamento anual”, significa que eles podem se interessar por investimentos seguros e rentáveis.
Um outro dado importante da pesquisa do Google é sobre a Geração Y. Com idades de 20 a 35 anos, eles são duas vezes mais propensos a responder sim, quando questionados se planejam comprar um imóvel no próximo ano.
Por esses motivos, a inovação da sua corretora precisa ser capaz de apurar dados mensuráveis. E mais do que isso, entendê-los e oferecer de forma segmentada o seu produto.
Veja bem, não basta apenas conhecer o perfil do seu cliente. É preciso resolver seus possíveis dilemas e problemas, com alternativas que transformem a experiência de comprar um lote na realização de um sonho.
Dessa forma, os instrumentos de inovação no setor imobiliário se tornam um fator preponderante para a geração de leads qualificados e desempenho.
O corretor precisa conhecer todas as ferramentas disponíveis
Ciente destas informações, corretoras e incorporadoras precisam ser capazes de diminuir os gaps nas operações comerciais. Além disso, os resultados têm que ser mais precisos e funcionais.
Abaixo, reunimos alguns artifícios tecnológicos e ferramentas que irão auxiliar as empresas na gestão do negócio e nas vendas.
Portais integrados e responsivos para os diversos meios
Portais integrados e responsivos são, respectivamente, sites que conversam entre si e que se adaptam aos diversos meios de acesso do cliente. Seja pelo computador, tablet ou celular, eles se adequam ao tamanho e conteúdo, criando uma navegação intuitiva e agradável.
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Tour virtual é uma solução em tempos de pandemia
Da mesma forma que um visitante de museu pode conhecer o acervo sem sair de casa, há empresas que estão utilizando a tour virtual para encantar o cliente mesmo antes da visita presencial.
A partir disso, o empreendimento é recriado online, a partir de uma sequência de vídeos ou fotos, e integralizado ao Google Mapas.
Esse recurso não apenas otimiza a etapa de escolha e visita ao imóvel como aperfeiçoa a jornada de vendas. Isso porque permite uma experiência imersiva do cliente, além de reduzir tempo e informações que precisam ser vista para serem compreendidas, facilitando o trabalho do corretor.
CRM Imobiliário e chatbots
Se você nunca ouviu falar de CRM imobiliário e chatbot, você está perdendo uma oportunidade único para facilitar seu negócio.
De maneira geral, o CRM imobiliário é um mecanismo de suporte para corretoras e incorporadoras que auxiliam a automatização do que se informa aos clientes. Pense da seguinte maneira: como organizar os interessados na compra, nos diferentes pontos da jornada, e não se perder com estes dados?
Esse é o papel do CRM imobiliário. Dentre suas principais atividades estão, por exemplo, o cadastro e gestão dos contatos, lembretes, envio do e-mail marketing e a produção de relatórios.
Já os chatbots são programas similares a um atendente online. Sua função é oferecer um atendimento mais ágil, em qualquer momento de busca do cliente.
Imagine aquele usuário virtual que perdeu o sono, e decidiu na madrugada, pesquisar por lotes. É óbvio que o corretor não estará disponível. Agora imagine que ele opte por saber mais naquele momento, e sem ninguém para atendê-lo, ira desistir. É aí que entra o chatbot.
Muito mais do que respostas instantâneas, ele pode ser programado para filtrar as perguntas a partir de respostas claras. Com esse primeiro atendimento, seu cliente estará mais propenso em prosseguir na jornada de compra. Enquanto isso, seu time de vendas pode se dedicar mais àqueles leads que exigem maior trato humano.
Geolocalização para corretor: além de saber como chegar
A geolocalização é uma inovação no setor imobiliário que costuma ser utilizada através de aplicativos como Google Mapas e Waze. Porém, muitas empresas ainda não sabem como extrair o máximo das comodidades que essas tecnologias oferecem.
Sua proposta é tornar mais assertivas campanhas e processos comerciais, alcançando o consumidor na hora e no lugar certo. Para isso, a tecnologia permite mapear lojas e serviços no entorno do seu loteamento, favorecendo a criação de um levantamento regional.
Com esses dados, é possível ser mais específico ao vender seu produto, já que sua empresa terá dados importantes para fornecer ao cliente.
Por exemplo, se você já entendeu que ele tem filhos e sabe que próximo ao seu empreendimento há escolas adequadas para as crianças.
Isso irá facilitar desde a argumentação do seu time de vendedores até mesmo ao marketing in loco, uma vez que é possível entender o tráfego de pessoas e veículos, além de posicionar outdoors ou eventos, conforme os números apurados.
A inovação precisa estar no DNA das corretoras e incorporadoras
As ferramentas apresentadas acima são apenas algumas opções que você pode implementar em seu negócio para inovar o seu atendimento.
Mas para que essa implementação seja orientada e eficaz, os serviços de uma coordenadora de vendas se torna crucial para o sucesso nas vendas.
Por isso, convidamos você a conhecer a Lotenet e confiar seu empreendimento nas mãos de uma coordenadora que oferece serviços dedicados para todos os processos que envolvem um lançamento de sucesso.
A inovação é um predicado que acompanha a Lotenet desde sua fundação, e por isso possui um ambiente propício para negócios que reúne incorporadoras, corretas e cliente. Desde à gestão otimizada até a utilização dos recursos tecnológicos que garantem maior eficácia nas vendas, a Lotenet se apoia em um marketing direcionado, escolha criteriosa do time de vendas, back office e inteligência de mercado. Tudo isso para para posicionar o corretor e sua empresa como autoridade do segmento e alavancar suas vendas.