A inteligência de mercado é o recurso mais importante em qualquer segmento, quando se pensa em criar e articular soluções realmente inovadoras e que encantam o cliente. Segundo o autor futurístico norte-americano Alvin Toffler, a primeira revolução foi quando a raça humana descobriu os procedimentos de agricultura, deixando de ser nômades. Após isso, veio a segunda onda apenas há cerca de 300 anos, com a transição desta sociedade agrícola para uma sociedade industrial. E por último, a terceira revolução ainda acontece, e está intimamente relacionada à informação, conhecimento, tecnologia e compartilhamento. Ou seja, o mundo digital é o principal responsável por ela.
Mas quando falamos em inteligência de mercado, estamos falando em como utilizar essas potencialidades para transformar, de maneira estratégica, o seu negócio.
Confira no artigo de hoje como utilizar deste mecanismo a seu favor e qual sua importância para o mercado imobiliário. Boa leitura!
Como explicar a inteligência de mercado
Ainda que na era industrial tenham surgido formas de atender demandas específicas dos clientes, ainda não havia expertise para compreender a inteligência de mercado. Segundo o empresário Henry Ford, naquele momento o cliente podia escolher o carro que quisesse. Mas ele precisava ser preto.
Ou seja, a preocupação das empresas era produzir em massa e dentro de prazos cada vez mais curtos. Porém, isso não refletia em atender o cliente em seus possíveis anseios.
Com o avanço tecnológico e as conexões e possibilidades oriundas com o advento da Internet, isso começou a mudar. A Inteligência de mercado (Business Intelligence) se tornou a palavra de ordem quando a inovação entrou no radar de todos os segmentos comerciais.
Isso porque apoiar as decisões a partir dos aspectos mercadológicos como concorrência, perfil dos consumidores, área de influência, vocação do produto, preço praticado e outros, separou os empreendimentos aptos a crescer daqueles que terão o fracasso como destino.
Mas e o Mercado imobiliário, como fica nesta mudança?
Primeiramente, precisamos compreender que o estudo de implantação ou estratégias para absorção de um produto por parte do cliente não é tarefa fácil. Para obter o resultado esperado tem-se que visualizar oportunidades, identificar ameaças, forças e fraquezas do serviço ou produto que irá vender. E não é só isso! O sucesso está relacionado a um posicionamento adequado,subsídios seguros, informações que se baseiem na legalidade e na empatia do consumidor.
Por exemplo, se o público-alvo tem expectativas sobre sustentabilidade, preocupação social ou outros sobre sua empresa.
De modo geral, todo negócio voltado para o mercado imobiliário envolve investimento de capital. E mais: este investimento só oferece retorno após pagamento das despesas e um processo de médio a longo prazo. Ou seja, é preciso mitigar riscos e não apostar em “achismos” quando se pensa em inteligência de mercado.
Um exemplo disso é o atual cenário do mercado imobiliário, em tempos de pandemia, que precisou se reinventar para aquecer.
Inteligência para aumentar a competitividade e lucros
O principal motivo pelo qual as empresas estão recorrendo à inteligência de mercado é para serem capazes de entender as novas tendências e detectar oportunidades para seus clientes. Isso impacta de forma direta e positiva em suas vendas.
Pense no seguinte cenário: como seria possível apostar em empreendimentos em cidades de médio porte, sem saber que a atual procura de lotes está relacionada ao êxodo urbano? Ou ainda, oferecer infraestrutura de lazer e esporte sem o conhecimento do que realmente interessa ao público-alvo fazer nas horas vagas?
Pois saiba que a inteligência de mercado vai além. Através dela, é possível coletar e analisar dados que contribuirão para a tomada de decisões dos loteadores e incorporadores.
Principais desafios da inteligência no mercado imobiliário
O grande desafio de um trabalho voltado para a inteligência de mercado é conseguir ser percebido como o propulsor dos melhores negócios. Em outras palavras, as loteadoras e incorporadoras precisam ter em seu DNA a real noção de que é possível sim fazer um lançamento de sucesso a partir de uma proposição, mas que arriscar sem embasamento de dados e informações é estar disposto a perder dinheiro. Além disso, pode-se afirmar que sem a inteligência de mercado a fidelização dos clientes se torna menor ou menos efetiva. E isso irá afetar a pós venda ou novos lançamentos.
Para garantir maior eficiência no segmento imobiliário, a inteligência de mercado precisa contar com uma comunicação integrada, uma equipe alinhada e metodologias claras e funcionais. O copywriting imobiliário, por exemplo, vem destes recursos.
Após isso, será muito mais fácil colocar em prática as estratégias traçadas.
Lotenet: a inteligência de mercado faz parte do nosso DNA
Para finalizar, é preciso compreender que apenas a coleta de dados sem análise não serve para implementação da inteligência de mercado. É preciso que os dados sejam interpretados e se tornem conhecimento. Ou seja, a partir deles, se crie as estratégias que irão acompanhar o planejamento, o lançamento, a venda e a pós-venda.
A Lotenet pode oferecer uma coordenação de vendas eficiente, com gestão otimizada, inteligência de mercado, estratégia de marketing e equipe capacitada.
Tudo isso para garantir o sucesso do seu lançamento, com superação de vendas e excelência no atendimento. Se você quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa, entre em contato conosco. E para saber mais sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos do ramo, acompanhe nosso blog e nos siga no Instagram!