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Loteamentos: 5 pilares para fazer do seu lançamento um sucesso

Loteamentos, de acordo com a Lei 6.766/9, é “a subdivisão de gleba (terra) em lotes destinados a edificação”.

É importante ter em mente que, para ter um loteamento de sucesso, é preciso fornecer alguns serviços básicos aos seus clientes. Antes de lançar e colocar seu empreendimento no mercado, há muito que precisa ser feito e todo este trabalho envolve bastante as incorporadoras e corretoras no período que antecede o lançamento.

Além disso, para um lançamento, é necessário que cada um já tenha uma gestão da carteira deste loteamento, investimentos em infraestrutura, estudos topográficos e projetos. 

Por isso, preparamos esse artigo para você conhecer os 5 pilares fundamentais para que o lançamento do seu empreendimento seja um sucesso. E muito mais do que isso: que conquiste o seu cliente e traga retorno financeiro para a sua empresa. Confira conosco!

Desenvolva um conceito para seu loteamento

conforme o diretor da Lotenet Deni Lamb abordou na live de quinta-feira (09-07), um case de sucesso é algo completo e envolve vários processos. 

Corretoras e incorporadoras sabem que ao adquirir um lote em um empreendimento, os clientes querem experiências memoráveis. E quando falamos delas, é preciso considerar particularidades específicas. Em outras palavras,o consumidor final precisa receber seu produto ou serviço de maneira que se sinta realizado.E mais do que isso: que se torne um divulgador do seu negócio.

E para que se consiga isso, tudo começa no desenvolvimento de um conceito.

Quando falamos de conceito, não falamos apenas de empreendimentos temáticos, de inspiração ou referências a outros loteamentos.

Pense da seguinte forma: ao apresentar seu empreendimento, você quer que os clientes enxerguem como um local propício para descanso, lazer ou interação? Qual estrutura ele precisa conter para que você possa, por exemplo, chamar a atenção de famílias? Ou seu interesse está em novos empresários que irão trabalhar em home office?

É possível que dentro do conceito escolhido, haja a intenção de atrair clientes diversos, contudo, ele precisa ser pensado. E partir disso, chegamos ao público-alvo. Por que você tem que saber quem são as pessoas para as quais a sua empresa conversa.

Atrair as pessoas certas é fundamental

Em qualquer momento da venda de um empreendimento, atrair as pessoas certas facilita a negociação. Porém, no lançamento, essa medida se torna essencial. Isso porque o valor investido, a preparação da equipe para o atendimento e todas as ferramentas estão sendo testadas pela primeira vez. Logo, a assertividade precisa ser a meta.

Imagine como fica o cenário pós lançamento se a maior parte dos lotes forem vendidos nos primeiros dias. Certamente, muito mais fácil.

Mas como atrair um público realmente interessado em fechar vendas, e que ainda possa ser replicador do seu negócio? A resposta está em uma gestão eficiente de comunicação, na criação de uma persona para o seu empreendimento. E a partir disso, na elaboração de leads qualificados para participar do lançamento.

É importante compreender que tudo isso leva tempo e investimento, e não é recomendável o método de tentativa para alcançar seu público.

Primeiramente, porque o momento atual exige menores riscos para as empresas. E também porque o mercado continua em expansão, e erros graves na escolha do seu público, pode fazer com que eles migrem para a concorrência.

E com isso, temos a terceira dica.

Desenvolva uma campanha de marketing direcionada

O marketing é uma etapa crucial no lançamento de um empreendimento. 

Inclusive, arriscamos dizer que um excelente produto ou serviço, sem uma estratégia eficaz, irá se perder no meio de tantos outros.

Apesar de ser um produto essencial, os lotes possuem valor agregado que exige paciência e habilidade para uma venda. E por isso é necessário que as informações jurídicas, financeiras e técnicas estejam distribuídas de modo a não se tornarem um problema para o consumidor final.

Um equipe de marketing qualificada não apenas fará a divulgação do lançamento, como escolherá seus pontos fortes e destaques de acordo com o público-alvo. Além disso, ela também irá definir as melhores estratégias, atraindo tanto futuros moradores como pessoas que irão comprar para investir.

A partir do marketing, você conseguirá apurar dados do seu lançamento, traçar métricas e entender os pontos fortes e fracos das vendas. E com isso, terá maior facilidade em contornar objeções e preparar sua equipe com os melhores argumentos.

Aliás, para uma campanha de marketing bem sucedida, nosso próximo pilar precisa estar bem definido por toda a equipe.

Crie comparativos internos e externos para o loteamento

Existem muitos desafios para o corretor imobiliário! Mas se tem um que não pode ser ignorado em nenhuma etapa, é a compreensão completa do que ele quer vender. Isso significa analisar todas as vantagens e desvantagens do loteamento, corrigir problemas solucionáveis e saber como responder aos que não têm solução.

A melhor forma de ter uma equipe afiada, é criando comparativos para o loteamento, tanto internos quantos externos.

Na análise interna, é necessário elencar todos os prós e contras de cada lote, tê-los na ponta língua e saber repassar isso ao cliente. Nesse caso, não é ideal diminuir um lote em detrimento ao outro. Mas é preciso demonstrar o valor agregado que os fazem ter preços distintos. 

Posição do terreno? Proximidade à portaria? Localização das áreas de lazer comuns? Leve tudo isso em conta na hora de vender.

Já o comparativo externo é o mesmo utilizado, por exemplo, em vendas à varejo. Não é necessário apenas conhecer tudo do seu produto/serviço, mas dominar como ninguém o que a concorrência oferece.

É preciso saber o que responder, caso o potencial cliente fale de outro empreendimento, principalmente se for situado próximo ao seu.

E com isso, chegamos ao último pilar.

Escolha uma empresa referência para a consultoria

Como vimos acima, há muitos detalhes que precisam ser considerados para um lançamento de sucesso. Por isso, uma opção que tem se tornado extremamente adequada e financeiramente produtiva é a escolha de uma empresa para gerir e lançar seu loteamento.

A partir desta escolha, você poderá ter em suas mãos, uma gestão que analise o lançamento, a tabela de produtos e fluxo de pagamento. Ela também poderá realizar o treinamento da equipe, criar sua campanha de marketing e monitorar todas etapas das vendas. Ou seja, irá conduzir de maneira mais assertiva, da pré-venda à realização dos contratos, garantindo o sucesso do seu lançamento. 

E para saber mais sobre como a Lotenet pode te ajudar a realizar um lançamento de sucesso, confira em nosso Instagram, na próxima segunda-feira (13-07), o Momento Lotenet.

O diretor Deni Lamb irá explicar o porquê da Lotenet ser muito mais do que uma coordenadora de vendas e tudo que ela pode fazer para tornar o seu negócio bem sucedido. Não perca!

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