O marketing pós-venda é o momento da experiência do cliente em que, obrigatoriamente, ele precisa estar satisfeito com a jornada que percorreu com sua empresa. Mais do que isso, ele precisa ter vivido uma experiência que atendeu suas expectativas, que o colocou no centro das atenções e que concluiu com qualidade sua aquisição. Contudo, você sabia que mesmo após isso, é possível obter envolvimento com o cliente, fidelizá-lo e, principalmente, transformá-lo em divulgador de sua marca?
Segundo estudos do Marketing 4.0, a pós venda bem sucedida, é o momento propício para o cliente apontar os principais diferenciais da sua empresa. E também, ser capaz de indicar amigos, familiares e interagir de forma espontânea com seus produtos ou serviços.
Além disso, a pós-venda pode potencializar seus procedimentos e diminuir custos em relação ao planejamento de vendas. Confira no nosso artigo de hoje, 5 dicas essenciais para fidelizar seu cliente e como isso impactará, a médio prazo, em suas vendas. Vem conosco!
Marketing pós-venda e o relacionamento duradouro com clientes
Toda corretora expert em vendas irá atuar de maneira convergente para atingir bons números e ter lançamentos de sucesso. Porém, nem todas investem no processo posterior às vendas. E é justamente neste momento em que sua marca pode se tornar referência no mercado e autoridade no segmento que escolheu atuar.
Isso acontece porque, em geral, a expectativa do cliente em relação ao produto adquirido, diminui ou se encerra após a finalização. Em outras palavras, tudo que é realizado após esse momento, é tido com um plus, um bônus. E a surpresa pode se tornar o ponto decisivo para o cliente se fidelizar a sua marca.
A seguir, separamos 5 passos para você oferecer um pós-venda encantador para seu consumidor.
1 – Mantenha contato periódico com o cliente
Como dito anteriormente, a venda protocolar de qualidade é uma obrigação da empresa. E o cliente espera por isso. Por isso, a primeira dica é superar esta expectativa e contatar o cliente, de tempos em tempos, com uma abordagem que queira saber se ele precisa de algo. Ao manter este tipo de contato, inclusive, você pode oferecer outros produtos do seu mix que complemente a venda anterior.
Porém, lembre-se de não contatá-lo apenas com a intenção de vender mais. Humanize este relacionamento. Isso pode ser feito, por exemplo, através de um cartão no aniversário, um cupom de desconto, ou mesmo informações pertinentes ao produto adquirido. É uma ação simples e o faz se sentir especial.
Outro exemplo, no caso de venda de um loteamento que se encerrou, é ser capaz de ampliar o conteúdo oferecido e focar em suas novas necessidades. Pense da seguinte forma: se antes, é possível que ele queira saber sobre como adquirir um lote, após a aquisição, ele pode se interessar por como começar a construir. Se já construiu, como decorar.
2 – Organize seu Marketing pós-venda a partir de dados
A experiência do cliente satisfatória se dá, anteriormente, pelo conhecimento amplo do seu público alvo. Logo, é preciso que todas as informações apuradas sobre ele estejam organizadas e sejam encontradas de maneira simples. Seja através de um software ou mesmo de uma planilha de Excel, as preferências dos seus clientes precisam possuir uma gestão dedicada.
Por último, sempre que possível, integre seus canais de contato de maneira a permitir o envio de mensagens de forma programada ou sazonal.
3 – Ofereça suporte de maneira constante
De nada adianta o cliente ter tido acesso simples à sua empresa durante todo o processo de aquisição do produto, se posteriormente, não conseguir esclarecer nenhuma dúvida com você. Por isso, é importante um canal exclusivo de pós-venda, ou ainda, um acesso facilitado que não se integre ao dos potenciais clientes. Em outras palavras, o cliente não pode pensar que só é bem-vindo contatar a empresa se deseja adquirir um novo produto.
Além disso, deixe esses contatos de maneira visível, em sites e redes sociais. Nenhum consumidor gosta de ficar procurando por um e-mail ou telefone que não se encontra facilmente.
No caso de uma equipe ou consultor dedicado para a pós-venda, treine, além do domínio total do produto, habilidades de inteligência emocional. Dessa forma, você não terá apenas um expert em vendas como um profissional capacitado para ir além dela.
E não se esqueça: dê prazos no atendimento e cumpra-os.
4 – Realize pesquisas de satisfação no marketing pós-venda
Anteriormente, uma venda bem elaborado contou com pesquisa de mercado para conhecer sobre o produto e o cliente. Após a venda finalizada, é a hora de se realizar a pesquisa de satisfação.
E quando a abordamos, é preciso que você compreenda que não é apenas saber se o cliente gostou ou não. É preciso ser capaz de extrair dele o que pode ser melhorado nos processos.
A pesquisa pode ser realizada via e-mail, telefone, formulários, porém o importante é que seja rápida e estimule a resposta. Personalize as questões, que em geral, podem conter os seguintes tópicos:
- De 0 a 10, qual seu grau de satisfação com o nosso serviço? E produto?
- Alguma sugestão de melhoria para o nosso atendimento?
5 – Crie parcerias para ampliar o pós-venda
Uma excelente tática para o Marketing pós-venda é entrar em contato com empresas que oferecem serviços complementares ao seu. Dessa forma, você pode criar benefícios e cupons de desconto para quem é cliente.
A proposta de criar parcerias é oferecer melhores condições aos seus clientes, criando assim, uma relação de maior confiança.
E se você gostou de nossas dicas, deixe seu feedback para nós.
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