A quarentena mudou a forma do brasileiro – e claro, da população mundial – de trabalhar, socializar e se divertir. Sabemos e compreendemos todos os cuidados que devemos ter neste momento, mas também consideramos que este período provisório pode ser produtivo. Primeiramente, quando dizemos produtivo, falamos de pequenas ações que podem tornar o período menos tedioso. Além disso, não é apenas combater o tédio. Por isso preparamos dicas infalíveis para você usar o tempo livre e, literalmente, mudar a sua vida. Confira!
Leitura é sempre um ótimo conselho, inclusive na quarentena
No dia a dia, por muitas vezes alegamos não ter tempo para ler aquele livro que queremos. Seja de caráter profissional, auto ajuda ou um romance incensado, o hábito de leitura costuma ser o primeiro a ser deixado para depois, por falta de tempo. Então não tem mais desculpas! Se você não é um leitor contumaz, comece de forma tranquila, programe-se para dedicar um tempo do dia para a leitura.
Importante ressaltar que ler não é apenas diversão. A leitura melhora nossa capacidade de concentração, de argumentação e ainda cria um momento único de relaxamento.
E em tempos de pandemia, alguns serviços de leitura online disponibilizaram livros gratuitos, grupos de leitura, áudio books e muito mais. Escolha os seus favoritos e delicie-se!
Exercícios físicos em casa: como fazer
A dica de manter os exercícios físicos, mesmo em isolamento, é para que não se perca o condicionamento físico. Se antes falamos sobre manter o cérebro ativo, com a leitura, se exercitar auxilia no bem-estar e ajudam a manter o corpo saudável.
Seguindo a recomendação da OMS, a primeira regra é evitar academias, mesmo em condomínios fechados. E em casa, para não perder o ritmo de exercícios, faça o seguinte:
- Mantenha uma rotina de horários e tempo porque isso facilita integrar os exercícios na rotina.
- Sempre que possível, utilize os móveis e objetos da casa como apoio. Por exemplo, garrafas pet com água ou mesmo sacos de alimentos como pesos para musculação.
- Aproveite corredores ou ambientes maiores para a prática de polichinelos, abdominais ou flexões.
Quarentena é o período ideal para manter o equilíbrio mental pela meditação
Meditação é muito mais do que apenas fazer exercícios mentais. Inclusive é fácil encontrar aplicativos que auxiliem nestes procedimentos. O que você precisa ter em mente é o respeito aos limites do seu corpo e mente para quem não sobrecarregue sua saúde.
Segundo especialistas, meditar é promover a transformação e inspiração pessoal, em busca de autoconhecimento. Além disso, ela pode estimular sua autoconfiança para colocar em prática planos e metas.
Caso precise de ajuda, procure nas lojas virtuais do Google, IOS ou Microsoft, aplicativos relacionados ao tema. Em geral, eles têm a intenção de te ajudar a estressar menos, se concentrar mais e se sentir melhor. O que, em dias como os atuais, é uma mudança signitifcativa.
Procurar novos conhecimentos
Você é engenheiro mas sempre quis aprender sobre música? É arquiteto mas tem interesse em áreas de marketing digital? Ou ainda considera importante aprender uma nova língua? Não importa. A quarentena é o momento ideal para você colocar em prática um novo plano. Isso porque não apenas o tempo está disponível para iniciar como vários cursos pagos estão, temporariamente, gratuitos.
O importante é adequar os cursos de maior duração ao seu cotidiano, a fim de que após o fim da pandemia você continue com as aulas. Outra possibilidade é investir em cursos específicos da sua área de conhecimento, como MBA, pós ou especializações.
Se deseja conhecer mais sobre cursos disponíveis, clique aqui.